Acho que a verdadeira ignorância, não está em não saber, mas na arrogância de quem se nega a ver. A verdade, diferente do que queremos crer, não é fixa, é necessário lutar pela verdade todo o tempo, é necessário buscar a verdade. Acredito que nada que está escrito (alem da matemática) deva ser considerado como inquestionável, e também acredito que nenhuma opinião, por mais simples que seja,nunca não deva ser levada em consideração principalmente quando humilde.
Eu ouvi passando na rua duas pessoas conversando um dia, e a frase que um deles disse ficou marcada pra mim, era: "Só os burros tem certezas das coisas". Eu concordo e gosto das pessoas que usam "eu acho que" antes das frases, porque faz crer que existe um mundo de possibilidades ali e que o mundo é sempre uma percepção ingênua.
Eu acho que a humanidade não muda muito, e que certas pessoas seriam queimadas hoje pelas suas idéias. Elas não são queimadas porque somos mais civilizados, somos sempre as mesmas pessoas, só que segundo as leias (graças a Deus)* é um tanto mais chato queimar pessoas publicamente, o que dificulta a vida de muitas pessoas, não de todas. Como não é possível queimá-las, fazemos o que as cadeias fazem, banimos elas de nossas vistas e ouvidos, as exilamos. Existem prisões que não necessitam de muros, e podem ser muito mais cruéis que qualquer penitenciaria. (Quem tem um pouco de empatia pode perceber isso na maior parte dos círculos acadêmicos)
Porque a ignorância não é não saber que a Terra é redonda, nos, em geral, não o sabemos de verdade nos cremos, porque não podemos realmente ver ela redonda (Existe grande fé na Ciência). A ignorância é a arrogância de quem não quer questionar se ela é redonda ou não e está disposto a queimar quem quer demonstrar que ela é quadrada.
Muitas pessoas preferem matar outras à admitir que estão erradas. O mal verdadeiro reina no Ego por algum motivo que não tenho certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário