O que é Arte?

A arte é o suspiro,

não, a arte é a falta de ar que antecede o suspiro.

A arte é o estrondo silencioso que rompe a alma

É o tapa na cara do Ego

A arte é a dor da adaga cravada no coração, a adaga que não pode ser retirada

A arte é a morte certa anunciada


A arte não é o bibelô que se coloca pra enfeitar a estante, a arte não é o pano tingido e rabiscado que valoriza a decoração do apartamento. A arte não é simples e também não é complexa, a arte não esta em qualquer coisa, mas pode ser retirada de qualquer lugar. A arte não precisa do intelecto, mas necessita do carinho e da paixão, da atenção.

A arte não é a técnica.


As pessoas podem se impressionar com técnica, mas a única coisa que um quadro meticulosamente idêntico a paisagem assim como uma fotografia ordinária pode fazer é deixar pessoas impressionadas, e se impressionar não é sentir, claro que se confunde muito uma coisa com a outra. É como a musica, um musico de grande técnica que apresenta grande velocidade impressiona, mas isso é só uma técnica, seria como classificar um escritor de bom porque ele digita seu texto com velocidade excepcional e isso seria ignorar totalmente o texto que é a obra, e por bem ou por mal, não interessa a velocidade que ele escreve a arte é unicamente o conteúdo real de seu texto. As pessoas se assustam porque medir a velocidade e medir a precisão de reprodução de uma pintura são fáceis de se fazer, medir o sentimento acumulado entre as molduras e dentro das paginas é uma tarefa totalmente absurda e impensável para os que não querem sentir. É o mesmo que ter uma balança que registra o peso da alma.


Eu sempre pergunto para as pessoas, quando posso, o que é arte. E já escutei definições diversas que não me agradaram, mas uma amiga me disse o mais simples e que considerei mais exato.


"A arte é aquilo que me faz sentir"


e sim, a arte pra mim é sentir, o quadro é tão bom quanto quantos sentimentos, ou qual a intensidade do sentimento que ele sucinta. E tem de ser sentimentos não sensações, porque muitas obras ditas de arte são incomodas e nos deixam perturbados por serem altamente monótonas, ou nos deixam curiosos por serem diferentes, mas as sensações são frutos pequenos.

Quando um quadro é medíocre, você simplesmente passa por ele, ele não é feito para ser visto é feito para ser passado, assim como o livro que você le mas não absorve, não lembra.

A arte de verdade te faz mergulhar por dias em um quadro ou um livro. Arte de verdade te faz apaixonar e te consome, você passa a fazer parte dela, querer desvendar seus mistérios que não podem ser totalmente revelados porque só sua forma simbólica é completa. A arte de verdade é cheia de paixão, dor, êxtase e significado
A arte verdadeira não só te absorve como te transforma, você não sai o mesmo depois de encarar um filme, livro ou quadro de verdade, você sai outro, mais transtornado, menos culto e mais sábio, menos cidadão e mais ser humano, menos civilizado.

Nenhum comentário: